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// Desenvolvimento técnico

Acreditamos no potencial da nova dimensão do esporte que extrapola as águas calmas para explorar praias e costas. Somos facilitadores dessa experiência ao desenvolvermos barcos especialmente adaptados para o mar 100% produzidos no Brasil inspirados em altos padrões de qualidade e movidos a inovação. Oferecemos soluções para todo tipo de remador e até mesmo para aqueles que querem começar a remar. Da elite, seguindo padrões da Federação Internacional de Remo (FISA) aos amadores. Daqueles que praticam só até grupos. Da alta performance à praticidade.

Ao longo do desenvolvimento do barco, dividimos o processo em etapas: o desenvolvimento do casco, o cockpit, a criação de um modelo em escala, a conclusão de um conceito, a criação de um mockup de testes e o teste do protótipo funcional.

Realizamos estudos de ergonomia, para que o barco pudesse atender pessoas de diferentes tamanhos. Em seguida, fizemos uma pesquisa com profissionais ligados à Federação de Remo, principalmente do Botafogo, para saber quais são as regras, os limites, as distâncias e os tamanhos que deveríamos usar para desenhar um cockpit que seguisse a mesma forma dos barcos a remo olímpicos. Quando chegamos aos primeiros desenhos do casco e do convés, partimos para uma prototipagem rápida, para fazer um modelo em escala. A partir desse modelo, conseguimos ter um primeiro feedback do que deveríamos alterar, principalmente na parte do design, nas linhas do convés e do cockpit. Voltamos então para o computador e desenvolvemos o projeto tridimensional, e pudemos partir para outra prototipagem, que gerou um modelo funcional. Levamos esse modelo para a equipe de remo do Botafogo, na Lagoa, onde profissionais de diferentes pesos remaram, nos dando novos feedbacks, assim como Lorenzo e eu remamos, avaliando o que ainda poderia ser modificado. Assim chegamos ao projeto final.

Gabriel Viola

Designer de Produtos | Holos Brasil

Lorenzo Souza

Engenheiro Naval | Diretor Fundador Holos Brasil

Tudo isso foi feito com recursos da própria empresa. Vale a pena destacar todo o apoio da FIRJAN, da FAPERJ e do SEBRAE que, para nós, tem sido fundamental. Aliás, parte dos recursos necessários para comprar a nossa fresa, que usamos no desenvolvimento do Sea Skiff, foi disponibilizada pela FAPERJ, através de outro projeto. A Holos tem conseguido buscar esses recursos que hoje estão disponíveis para as empresas. E temos outros projetos em desenvolvimento também. Recentemente, entregamos o trem de levitação magnética da COPPE/UFRJ, uma entrega de bastante destaque.

Somos uma empresa com a marca da engenharia, mas gostamos muito de projetos como o Sea Skiff, que interagem com o público de maneira geral. Considero esse tipo de projeto um exercício fenomenal. Já entregamos mais de 800 barcos a vela, por exemplo, então temos quase mil clientes que consumiram esse produto. Nós participamos dos campeonatos, estamos sempre perto de muitos deles.

Quando design e engenharia navegam juntos

Para um empreendimento se manter na liderança, tanto precisa investir constantemente em inovação tecnológica quanto ainda diversificar produtos e mercado. Contemplada no edital de Apoio ao Desenvolvimento do Design em Empresas, programa de fomento da FAPERJ, desenvolvido em parceria com o Sebrae e a Firjan, a Holos Brasil, empresa incubada no Pólo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), prevê modificações visuais e técnicas no formato do barco a remo Canoe Skiff, em produção há dez anos. A proposta é agregar valor estético e funcionalidade para remodelar a embarcação, e assim atender a diferentes públicos. Se, por um lado, o novo modelo,  chamado de Open Skiff, será mais veloz do que o original, possibilitando seu uso em treinos e competições por atletas profissionais, por outro terá um sistema opcional de encaixe de flutuadores que lhe garantirá maior estabilidade, permitindo a prática do esporte no mar, onde há ondas e as águas são mais revoltas. Ele ainda facilita o aprendizado de iniciantes e pode ser utilizado por pessoas com  dificuldade de movimentação dos membros inferiores.